Autoestima feminina: como se amar incondicionalmente?

Autoestima -

Autoestima feminina: como se amar incondicionalmente?

Se eu ganhasse 1 real pra cada comentário de mulheres dizendo que queriam ter a “minha coragem de usar biquínis” “minha coragem de ir pra praia e pra piscina”, estaria riquíssima! É engraçado perceber o quanto a autoestima feminina é sempre confrontada em nosso dia a dia, seja por um comentário maldoso, por um olhar diferente ou até mesmo por um padrão exposto na mídia como o bonito e correto. Nós mulheres nos vemos sempre bombardeadas de informações online e offline sobre o corpo perfeito, a pele perfeita, o cabelo perfeito, enfim. Quando não conseguimos atingir nenhum desses padrões de perfeição ditadas por terceiros, nos sentimos incapazes de ser felizes ou de nos sentirmos aceitas dentro de um grupo social.

O processo de desconstrução desses padrões e de autoaceitação nunca acontece de forma rápida. Comigo mesmo posso dizer que até hoje ele passa por altos e baixos. Isso porque vivi quase 20 anos da minha vida me sentindo inadequada e fora do padrão, fazendo o possível e o impossível para tentar me encaixar. Hoje vejo que a única coisa que isso me trouxe foi mais nóias e ideias erradas na minha cabeça em uma época onde estava formando meu caráter: na adolescência.  

Foi ai que descobri que essa mudança de hábitos e pensamentos deveria ser solitária, minha comigo mesma. Se eu pudesse resumir em uma só palavra o que eu aprendi ao entender sobre autoestima feminina seria: Respeito. Respeitar nossas diferenças, nossas equidades, nossos limites e nosso corpo. Esse processo de autoaceitação precisa ser reiterado e alimentado dia após dia para que a gente nunca se esqueça de amar incondicionalmente esse corpo que é nosso parceiro 24h por dia, 7 dias por semana. Só assim conseguiremos nos libertar daquelas amarras de ideias passadas que só nos deixam pra baixo e nos trazem infelicidade.

 


Ana Luiza Palhares do Blog Cinderela de MentiraAutora: Ana Luiza Palhares é Mineira de Belo Horizonte. Apaixonada por moda, beleza, maquiagem e tudo que envolve o universo feminino. É autora do blog Cinderela de Mentira

 


Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados